Pecado





O que é pecado?



- Maldade moral, transgressão ou rebelião contra as leis de Deus, perversão do coração.







Algumas ações do pecado em nossa vida:



1º. O pecado muda as pessoas (Gn 2.25)



Você já notou que uma criancinha pode correr nua em uma sala cheia de estranhos sem ficar envergonhada?



Ela não tem consciência da sua nudez, assim como Adão e Eva na se embaraçavam em sua inocência. Mas após ter eles pecado, vergonha e desconforto se seguiram, criando barreiras entre o casal em si e Deus. Costumamos experimentar as mesmas barreiras no casamento e em nossa vida e relacionamento com Deus. Idealmente entre o marido e a mulher não deve haver barreiras ou sentimento de vergonha ao se exporem um para o outro, ou para Deus. No entanto assim como Adão e Eva, usamos folha de figueira (Barreiras), porque temos áreas que não desejamos, que o nosso cônjuge ou Deus, vejam.



Então nos escondemos, assim como Adão e Eva se esconderam de Deus. No casamento a falta de intimidade espiritual, emocional e intelectual costumam preceder a quebra da intimidade física. E da mesma maneira quando deixamos de expor nossos pensamentos mais secretos para Deus, quebramos nossa linha de comunicação com Ele.



2º. Interrompe a nossa comunhão com Deus (Gn 3.7,8)



Após terem pecado, Adão e Eva sentiram-se culpados e constrangidos com a sua nudez e o sentimento de culpa levou-os a tentar esconder-se de Deus. A consciência culpada é um sinal de aviso que Deus colocou em nós para alertar-nos quando fazemos algo errado.



O pior passo que podemos dar é eliminar os sentimentos de culpa sem eliminarmos a causa. Isto seria como utilizar um analgésico sem tratar a doença. Fique grato por existirem os sentimentos de culpa, pois estes os mantêm avisados dos seus pecados para que você peça o perdão de Deus e então corrija os seus maus atos.



A idéia de dois humanos, cobertos por folhas de arvores, tentando esconder-se do Deus que tudo sabe e tudo vê é humorada. Como puderam ser tolos a ponto de pensar que poderiam se esconder? Nós fazemos o mesmo; agimos como se Deus não soubesse o que estamos fazendo. Tenha coragem de partilhar os seus pensamentos e atos com Ele. E não tente esconder nada – isto não é possível. A honestidade fortalece seu relacionamento com Deus.



3º. As conseqüências do pecado alcançam outras pessoas. (Ex 34.7)



Porque os pecados afetariam os filhos até a terceira e quarta geração?



Esta não é uma punição arbitraria. As crianças continuam a sofrer pelos pecados dos seus pais. Pense no abuso infantil ou no alcoolismo, por exemplo. Enquanto estes pecados são óbvios, outros como o egoísmo e a ganância também podem ser transmitidos. As horríveis conseqüências do pecado não estão limitadas a um membro específico da família. Por isso, não trate o pecado de modo indiferente, mas arrependa-se e fuja dele. A pequena dor causada pelo pecado hoje, pode mais tarde resultar numa grave ferida na área mais delicada de sua vida – seus filhos e seus netos.



4º. Um pecado leva a outro. (Rm 1.21-32)



Paulo retratou claramente a inevitável decadência em direção ao pecado. Primeiro, as pessoas rejeitam a Deus; em seguida, elaboram o seu conceito de como Ele deveria ser; depois, cedem a toda espécie de iniqüidade: ganância, ódio, inveja, crimes, lutas, enganos, malicia e mexericos, finalmente chegam a odiar a Deus e a encorajar a outros a fazer o mesmo. Mas Ele não é o agente desta progressão do mal.



Quando as pessoas o rejeitam, Deus permite que elas vivam como desejam. Permite que experimentem as conseqüências naturais dos pecados que praticam. Uma vez preso neste movimento descendente rumo ao pecado, ninguém poderá libertar-se por suas próprias forças. Os pecadores deveram confiar somente em Cristo para libertá-los da destruição.







Presbítero Marcos Teixeira







0 comentários: