Renovação (ou Avivamento)

           Então eu lhes disse: Bem vedes vós o triste estado em que estamos, como Jerusalém está assolada, e as suas portas queimadas a fogo; vinde, pois, e edifiquemos o muro de Jerusalém, para que não estejamos mais em opróbrio.
Então lhes declarei como a mão do meu Deus me fora favorável, e bem assim as palavras que o rei me tinha dito. Eles disseram: Levantemo-nos, e edifiquemos. E fortaleceram as mãos para a boa obra. Texto Áureo: Nm 2.17,18  

COMEÇA COM UMA VISÃO
No texto áureo deste estudo, vemos que a renovação espiritual freqüentemente começa com a visão de uma pessoa. Neemias teve uma visão, e a compartilhou com entusiasmo, inspirando os lideres de Jerusalém a reconstruírem os muros.

ALTARES SÃO FREQUENTEMENTE  CONSTRUÍDOS PARA RENOVAÇÃO ESPIRITUAL ( Gn 12.7)

Como mantermos um renovo espiritual? Abrão construiu um altar ao Senhor. Os altares eram utilizados em muitas religiões, mas, para o povo de Deus, eles significavam muito mais do que locais para sacrifícios -  Simbolizavam comunhão com Deus e a comemoração de notáveis encontros com Ele. Feito de rochas firmes e terra, os altares permaneciam em seus lugares por muitos anos como um continuo lembrete da proteção e promessas de Deus. Abrão construia regularmente altares a Deus com dois propósitos:
1.      Para oração e adoração.
2.      Como lembrança das promessas e bênçãos de Deus
Abrão não conseguiria sobreviver espiritualmente sem renovar com regularidade o seu amor por Deus. Construir  altares ajudava Abrão a lembrar-se que Deus era o centro de sua vida. O culto regular ajuda-nos a refletir sobre a vontade de Deus e motiva-nos a obedecer-lhe.

COMO EXPERIMENTAMOS ESTE RENOVO ( 2Cr 31.20,21)

Pelo fato do Rei Ezequias ter feito “o que era bom, e reto e verdadeiro perante o Senhor”, liderou o povo em sua renovação espiritual e prosperou em tudo quanto fez na obra da casa de Deus. As ações do Rei Ezequias nos servem de modelo para um renovo ou avivamento, pois ele:
1.      Lembrou-se da compaixão de Deus. (2Cr 30.9)
2.      Persistiu, apesar da ridicularizarão que sofreu. (2Cr 30.10)
3.      Eliminou corajosamente as más influências da sua vida. (2Cr 30.14;31.1)
4.      Intercedeu por seu povo ao implorar o perdão do Senhor. (2Cr 30.15-20)
5.      Mostrou-se espontâneo na adoração. (2Cr 30.23)
6.      Contribuiu generosamente para obra de Deus. (2Cr 31.3)
Se algum destes elementos estiver  ausente da sua vida, comece a meditar como poderiam ser buscados e renove seu compromisso com Deus.



Presbítero Marcos Teixeira

0 comentários: